Site Notícias Jornal Gazeta de vargem Grande Paulista

Segunda-feira, 17 de Junho de 2024

Barueri

Barueri inicia um novo modelo de gestão de arborização urbana

Arborização urbana

Jornal Gazeta
Por Jornal Gazeta
Barueri inicia um novo modelo de gestão de arborização urbana
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Barueri, por parte da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), iniciou um novo modelo de gestão de arborização urbana no município com o objetivo de tornar o serviço de poda de árvores mais eficiente e seguro. 

O trabalho se dará pela divisão do município em três distritos (norte, leste e sul) para melhor abrangência dos bairros, conforme tabela abaixo: 

Distritos 

Leia Também:

Bairros 

Norte 

Engenho Novo, Jd. California, Chácaras Marco, Jd. Dos Altos, Aldeia da Serra e demais bairros dessa região. 

Leste 

Alphaville, Jubran, Tamboré, Jd. Mutinga, Aldeia de Barueri, Boa Vista e demais bairros dessa região. 

Sul 

Jd. Silveira, Votupoca, Fazenda Militar e Centro e demais bairros dessa região. 

Equipe 
São três equipes operacionais, cada uma composta por um caminhão com cesto aéreo, dois operadores de motoserra, um motorista, além de equipamentos e ferramentas, dois caminhões para coleta, um motorista e dois ajudantes gerais; uma bióloga e um engenheiro florestal.  

Estima-se que a cidade possua 228.664 árvores. As equipes seguirão as orientações dos técnicos responsáveis e os materiais resultantes das podas serão encaminhados para a Estação de Tratamento de Resíduos (ETR) do município.  

Os primeiros trabalhos nesse novo formato ocorreram no dia 6 de maio no Jardim Paulista e no Jardim Mutinga, depois se deslocarão para os bairros pertencentes a cada distrito até que todos sejam atendidos. Os manejos seguem as legislações municipal, estadual e federal.  

Podas 
Não será necessário realizar solicitação de podas de árvores localizadas em áreas públicas. Já para árvores localizadas em áreas particulares é indispensável que a solicitação seja realizada por meio do Solar BPM, da Prefeitura de Barueri.  

Em 2023, aproximadamente 1000 árvores receberam o serviço de poda e acredita-se que com o novo modelo de gestão mais exemplares arbóreos recebam podas em 2024. Esse modelo de trabalho atua de forma preventiva com o manejo adequado e mais eficiente na execução dos serviços.  

As podas e cortes que envolvam a rede elétrica nas vias urbanas ficam a cargo da concessionária de energia Enel, solicitadas pela Sema. As árvores localizadas nos acessos, proximidades e vias da rodovia Castello Branco o manejo é de responsabilidade da concessionária CCR – Via Oeste, mediante licenças ambientais.    

FONTE/CRÉDITOS: portal.barueri.sp.gov.br
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!