Site Notícias Jornal Gazeta de vargem Grande Paulista

Segunda-feira, 17 de Junho de 2024

Política

Independência será celebrada neste 7 de Setembro com desfile cívico no Marajoara, em Nova Odessa

Nova Odessa

Jornal Gazeta
Por Jornal Gazeta
Independência será celebrada neste 7 de Setembro com desfile cívico no Marajoara, em Nova Odessa
divulgação/google
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

“Unidos na diversidade, construímos o amanhã: Brasil, terra de cores e valores” é o tema do Desfile Cívico que a Prefeitura de Nova Odessa realiza nesta quinta-feira (07/09), feriado nacional da Independência do Brasil. A tradição está sendo retomada neste ano pela Secretaria Municipal de Educação em um novo local, em frente à EMEFEI Vereador Osvaldo Luiz da Silva, no Jardim Marajoara.

A solenidade tem abertura prevista para 8h30. O desfile sairá de frente da unidade escolar, passando pela Praça Vera Luzia Samartin Lorenzi e o Jardim Botânico Plantarum, na Avenida Brasil, e retornará para a escola. A programação tem o apoio de outras secretarias municipais, entre elas as de Esportes, Segurança e Desenvolvimento Econômico, do Departamento de Cultura, do Setor de Trânsito, das Diretorias de Comunicação e Mobilidade etc.

O evento contará com cerca de 800 alunos da Rede Municipal de Ensino (da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1), ou seja, pelotões com representantes de cada EMEFEI (crianças de 5 anos) acompanhados dos professores, em seguida os alunos maiores (das EMEFs), e assim sucessivamente. No decorrer do evento, se apresentam as fanfarras das EMEFs Alzira Ferreira Delegá e Augustina Adamson Paiva.

Também haverá a participação do Corpo de Bombeiros da PM-SP (recém-chegado à cidade), da GCM (Guarda Civil Municipal), do Programa da Melhor Idade do Fundo Social de Solidariedade, de alunos da SOS (Serviço de Obras Sociais, a Guardinha), APADANO (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Rotary, AVANO (Associação Amigos dos Veículos Antigos de Nova Odessa) e ABCL (Associação Brasileira da Cultura Leta).

Algumas modalidades das Escolinhas Esportivas do Município e academias também vão participar do Desfile Cívico. Haverá a tradicional participação da Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, executando o Hino Nacional, e de diversas escolas e instituições de Nova Odessa.

“É uma data muito importante, pois representa o amor e o respeito pela nossa pátria. Teremos uma programação muito bonita, com nossas escolas sendo representadas pelas nossas crianças e a participação dos convidados. Desde já, reforçamos o convite para a população prestigiar o evento cívico”, disse o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

DIA DA INDEPENDÊNCIA

Em 07 de setembro de 1822, o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), fez uma declaração oficial de independência de Portugal, afirmando assim seu acordo com os brasileiros.

Neste dia ocorreu o chamado Grito do Ipiranga. Segundo a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), D. Pedro teria bradado perante a sua comitiva: “Independência ou Morte!”.

Nos meses seguintes, os brasileiros, com apoio inglês, venceram o ataque das tropas portuguesas. Vários países da América, já libertos do domínio europeu, apoiaram oficialmente a Independência do Brasil, que na ocasião passou a ser uma monarquia, ou seja, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

 

 

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: novaodessa.sp.gov.br
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!