Site Notícias Jornal Gazeta de vargem Grande Paulista

Terça-feira, 29 de Abril de 2025

Barueri

Semana de mutirões em diversos bairros dá início ao combate à dengue em Barueri

Combate à dengue

Jornal Gazeta
Por Jornal Gazeta
Semana de mutirões em diversos bairros dá início ao combate à dengue em Barueri
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

De 25 a 28 de fevereiro, a Prefeitura de Barueri sob a coordenação da Secretaria de Saúde, empenhou vários órgãos municipais (Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria da Mulher e Secretaria de Serviços Municipais) em vários mutirões de combate à dengue, já que o estado de São Paulo contabiliza quase 3.000 casos todos os dias. Foram registrados 126 óbitos até 21 de fevereiro. 

A ação consistiu na distribuição de material informativo a condutores de veículos e pedestres em geral em diversos bairros, na tradicional visita a residências e na utilização do “Cata-cacareco” para retirada de material inservível que poderia se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypt.  

“Nesta semana nós fizemos a arrancada da campanha de combate à dengue. O prefeito determinou que todas as Secretarias estivessem envolvidas e engajadas e com força máxima para combater a dengue, que é muito perigosa e pode matar. Vamos continuar com os mutirões, com o Cata-Cacareco e com a conscientização através de campanhas educativas e com as visitas nas residências pelo Departamento de Zoonoses. A campanha continua até quando for necessário e que tenhamos o menor risco possível de contaminação”, afirma Milton Monti, secretário de Saúde de Barueri 

Leia Também:

Os números 

Residências visitadas 

Dia 

Bairro(s) 

Residências visitadas 

25 

Parque dos Camargos 

574 

26 

Jardim Tupanci 

552 

27 

Parque Imperial 

322 

28 

Centro/Jd São Pedro/Jd Belval 

367 

 

Total 

1.815 

 

Número de servidores envolvidos 
Servidores empenhados: 92; 
Servidores da Secretaria de Serviços Municipais: 52; 
Servidores da Secretaria de Saúde: todo o efetivo. 
 

Números da coleta realizadas 
Coleta de 467 Big Bags com entulho: total 1.100 toneladas; 
Coleta de entulho com retroescavadeira e caminhões basculantes: 500 toneladas (36 viagens); 

Coleta de cacarecos (móveis, pneus, madeiras etc): 220 toneladas (73 viagens com caminhão carroceria). 

Acompanhando um ponto de distribuição 
“Dengue aqui não, dengue aqui não” era o refrão do jingle que tocava o tempo todo enquanto as pessoas circulavam pelo Boulevard Central de Barueri na manhã da última sexta-feira, dia 28. A Defesa Civil de Barueri, responsável pelo ponto de ação, empenhou 16 colaboradores para a distribuição do material informativo.  

Havia duas barracas, duas mesas de apoio, quatro poltronas, dezenas de copos d’água para os colaboradores e para a população, um gerador e equipamento de mídia composto por uma caixa de som e dois microfones. Havia também quatro viaturas de patrulhamento e prevenção e duas de resgate. 

E por falar em resgate, uma munícipe desmaiou na via pública em razão da alta temperatura e foi prontamente atendida pela equipe, que a encaminhou para o Sameb. “Estivemos em vários bairros nesta semana, mas continuamos de prontidão”, revela José Aparecido do Nascimento, diretor operacional. 

“Uma moradora da rua Campos Salles também solicitou autorização para a retirada de uma árvore que está colocando em risco o seu imóvel e de vizinhos. No Parque Imperial houve o pedido de uma vistoria por risco de deslizamento de terra. Foram oito ocorrências durante o mutirão”, complementa ele. Para nós, é um prazer conciliar essa atividade com a nossa rotina de trabalho” arremata Nascimento. 

Depoimentos 
Kelly Regina Ferreira, 41 anos, dona de casa, moradora do Jardim dos Altos, afirmou que “essa campanha é muito importante porque tem muita gente desinformada por aí. Se a gente vê alguma coisa errada e fala, nem todos aceitam”. 

Wilson Teixeira da Silva, 66 anos, mestre de capoeira, morador do Jardim Silveira, declarou que “essa campanha veio em boa hora. Cada um tem que fazer a sua parte para a doença não continuar matando”. 

Nicole Bonfim, 17 anos, auxiliar administrativa, moradora de Itapevi, contou que “ainda não tivemos uma campanha dessa lá, mas é importante saber o que fazer porque o mosquito não respeita municípios”. 

FONTE/CRÉDITOS: portal.barueri.sp.gov.br
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!